segunda-feira, 24 de maio de 2010

Adeus, dentes metálicos!


Recentemente descobri uma novidade incrível! É uma ótima alternativa para quem sonha com um sorriso perfeito, mas não consegue nem pensar na possibilidade de utilizar o temido aparelho ortodôntico fixo. Trata-se de um novo e revolucionário sistema chamado de Invisalign.
O Invisalign é um produto da Align Technology, uma empresa com sede na Califórnia que vem apresentando ao mundo uma nova forma de se fazer ortodontia. Trata-se de uma alternativa de tratamento dentário tão eficaz quanto a de aparelhos fixos, e que é baseada na utilização de uma série de alinhadores que se assemelham à moldeiras de clareamento dentário. Sabe aqueles moldes usados para clarear os dentes ou para quem range os dentes à noite? O Invisalign tem a mesma estrutura deles, porém é feito com um material bem mais resistente e BEM mais discreto. Eu comecei o tratamento há um tempo e várias pessoas não chegam nem a notar que estou com algo diferente nos dentes, o aparelho é realmente invisível.
Para começar o uso, a pessoa deve procurar um dentista que, após tirar moldes da arcada do paciente, irá enviá-los à empresa nos EUA. Então, por meio de comunicação via e-mail, o dentista e a empresa irão chegar à uma conclusão sobre o que deve ser feito na boca do paciente. Para ilustrar essas discussões, a Invisalign envia animações perfeitas em computador de como os dentes são e como irão ficar à medida que o tratamento for evoluindo. Depois de tomada a decisão, serão enviadas à pessoa vários alinhadores diferentes, cada um como uma etapa do tratamento ortodôntico. Deu para entender? A cada alinhador que a pessoa colocar (e as trocas são feitas mais ou menos de quinze em quinze dias) sua arcada irá tomar a forma deste alinhador diferente, até que o último represente o resultado final esperado, o sorriso perfeito. 
As vantagens são inúmeras... Primeiramente, temos que lembrar de como é desagradável e anti-higiênico o modo como o aparelho fixo se enche de comida em todas as refeições. No caso do Invisalign, tiramos o alinhador antes de comer e é como se não tivéssemos nenhum aparelho. Em segundo lugar, somos poupados daqueles cortes indesejáveis que os brackets fazem no interior da nossa boca. Também não podemos nos esquecer do fator estético. Quão melhor fica nossa auto-estima se nossa aparência em nada for modificada pelo aparelho?? Não há quem não se ache mais feio com dentes metálicos.
Como desvatagem principal, contudo, existe o fato de realmente termos de pagar mais caro pela tecnologia Invisalign do que pagaríamos por um aparelho comum. No entanto, acredito que no final do processo esta diferença não seja alarmante, já que, pelo fato de a empresa mandar um número certo de alinhadores e cada alinahdor ser colocado em um prazo determinado, sabemos exatamente quando o tratamento irá acabar, e não damos ao dentista a oportunidade de nos segurar por mais tempo do que o necessário. Por exemplo, se vieram para você 10 alinhadores e você vai ao dentista trocar de alinhador duas vezes ao mês, existe a certeza de que em 5 meses você terá seu sorriso arrumado e parará de pagar a conta do dentista. 
A segunda desvatagem é que, para conseguir espaço na arcada, no caso de quem tem os dentes muito juntos, é preciso realizar desgastes nos dentes. Estes desgastes são pequenos (menos de um milímetro por dente), mas podem ser bem desagradáveis.
Cabe a cada um decidir se é um investimento que vale a pena. Acredito que pelo sucesso que fizeram os brackets de porcelana quando foram lançados, este novo aparelho virará febre em pouco tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário